quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Rum ou cachaça?

Afinal qual a diferença?

 Vindo mais uma vez esclarecer a dúvida de meu fiéis leitores,(ou nem tão fiéis assim) venho por meio deste esclarecer essa tão grande dúvida que nos assola: Se é alcoólico e é de cana de açúcar, porque rum não é cachaça e porque cachaça não é rum.


Primeiramente porque uma coisa é uma coisa e outra coisa, é outra coisa.
Segundamente porque no processo de destilação desses deliciosos destilados a cachaça é feita com o suco da cana cru, ou seja, garapa de cana(tipo aquela que você toma comendo um pastel) e o rum é feito com o melaço da cana que é a garapa cozida. Só isso já é o suficiente para sabermos que rum não é cachaça (e vice-versa), porém como vocês são sedentos de conhecimento, não pára por aí.

Existe uma diferença de graduação alcoólica entre eles, nossa conterrânea tem entre 38 à 48% de puro e delicioso álcool de pura barrigudinha
Enquanto o rum caribenho dos piratas do Caribe pode ter entre 35 à 54 por cento de álcool, dando uma pequena lavada entre nós adoradores de duelinho.

Bem queridos, a diferença é basicamente essa, teor alcoólico e garapa/melaço. Obviamente existem diferenças entre sabor e aroma, porém, a mãozinha claramente não liga. Mas pra você que está aí em casa pedindo por uma caipirinha e só tem rum, ou você que está querendo tomar um mojito e só tem cachaça, Aventure-se e descubra porque cachaça não é rum, porque rum não é cachaça e porque o bom mesmo é beber. Um brinde!


Nenhum comentário:

Postar um comentário