sábado, 14 de novembro de 2015

O doce de leite + fácil do mundo

Doce de leite é coisa linda, é coisa divina, é açúcar na sua forma mais cremosa e láctea.

Muito conhecido em váriox países da América Latina (entre eles Minas Gerais), o doce de leite é a combinação simples de leite e açúcar ou leite condensado cozido. Além do mais combina com absolutamente qualquer coisa doce que lhe vier a mente: sorvete, biscoito, bolo, tapioca ou até mesmo apreciado sozinho direto do pote acompanhado de netflix.

Como tudo na minha vida é nesse jeitinho milgrau (ente blog também), eu vim ensinar a receita de doce de leite mais incrível e fácil de todas. Eu particularmente tenho um certo pavor de fazer doce de leite do jeito tradicional com leite e açúcar e muitas mexidas na panela por inúmeros minutos [não que eu esteja dizendo que eu nunca tenha conseguido o ponto certo, porque eu não consegui e me frustrei[e o que eu menos quero é que vocês caros leitores se frustrem(como no gif abaixo)]}

 Poucas coisas serão necessárias nessa empreitada gastronômica do seu primeiro doce de leite, anote os requisitos básicos:

-Fogão (e um isqueiro caso ele não seja elétrico)
-Panela de pressão
-Água
-Lata de leite condensado L-A-T-A LATA (não pode caixinha, não pode saco, SÓ LATA)
-Abridor de lata
-Um pouco de paciência

Como construir:
Tire o rótulo de papel da LATA de leite condensado, se possível  tire o excesso de cola
Verifique se as latas não estão furadas
Coloque-as dentro da panela de pressão (prefiro deitadas, porque minha panela é pequena)
Cubra totalmente com água (NUNCA encha a panela de pressão até a boca)
Feche a panela de pressão e verifique o pino de segurança e se a tampa está bem encaixada e vedada.
Ligue o fogo.
Coloque a panela em cima da fonte de calor.
Espere até o pino começar a girar. Fique atento ao horário que isso acontecer.
Depois espere entre 15 a 40 minutos. Isso depende de como você gosta do seu doce. Eu coloco 30 minutos para uma consistência bem firme e sabor, aroma e cor acentuado de caramelo.
Após escolhido e aguardado os minutos de horrível som de panela de pressão, aguarde mais, até a panela liberar a pressão toda.
Depois de toda pressão liberada, abra a panela e retire as latas (cuidado estarão bem quentes)
Espere até esfriar, esse passo é importantíssimo, afinal, se você não esperar o doce de leite explodirá, e além de uma cozinha suja, provavelmente você ganhe queimaduras fudidas. Então paciência.
Depois de quatro passos de espera, agora é chega a hora, pegue o abridor de latas e deslize pelo metal para que toda a doçura possa ser deleitada, apreciada, degustada, saboreada.


E te pra falar a real, acabou. Acabou a receita. É isso aí rapaziada linda do meu coração, espero mesmo que eu tenha ajudado a larica de vocês e colaborado com a glicemia de vocês,

E não esqueçam, se deu errado, se deu certo, se ficou do jeito que você queria, se ficou uma bosta, se você acha melhor de outro jeito, envie um comentário que ainda é de graça.

Beijo no coração de vocês.

Jesus te ama (e te apoia nessa sua larica)



Nenhum comentário:

Postar um comentário